Perguntado em 29/04/2021

Ansiedade: existem efeitos colaterais no uso dos medicamentos?

2 respostas

Sempre pode haver algum tipo de efeito colateral, alguns perceptíveis outros não, por este motivo os medicamentos devem ser ministrados corretamente, respeitando a dosagem correta, os horários e o tempo de uso. E sempre ficar muito atento aos efeitos, se esta tendo melhoria, ou algum tipo de reação, ou até mesmo se a dosagem esta muito fraca ou alta, bem, mas neste caso é muito importante que comunique de imediato ao profissional que esta fazendo o acompanhamento para fazer os ajustes necessários ou até mesmo a troco do medicamento.

Efeito colateral é um termo impreciso utilizado, com frequência, para se referir aos efeitos inesperados do medicamento/fármaco que ocorrem dentro de limites terapêuticos. Como todos os medicamentos/fármacos têm potencial para reações adversas a fármacos, é necessária a análise do risco-benefício (análise da probabilidade de benefício versus risco de reações adversas a fármacos) toda vez que se prescreve um fármaco. (Essa análise sempre será feita pelo médico psiquiatra que prescreverá) Entre os mais comuns efeitos relatados em pacientes que fazem uso de algum medicamento estão: sonolência; comprometimento da coordenação motora; amnésia; enjoo; fala arrastada; perda de força e do tônus muscular; confusão; vertigens; Importante: Jamais ingerir qualquer tipo de medicamento sem prescrição médica.